Pin It

tb ataO Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, fundado em 2005, constitui-se como uma Associação, sem fins lucrativos, que congrega as entidades Portuguesas no estado, com o fim de representar os portugueses naturalizados no Brasil e as pessoas lusodescentes ou brasileiras que se identificam com as tradições e manifestações lusitanas.

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, tem como principais finalidades:

  • Contribuir para a promoção integral da pessoa humana, despertando a consciência pelos direitos e deveres dos cidadãos portugueses, de seus descendentes, e demais sócios, em clima de harmonia e respeito;
  • Implementar ações visando a melhoria das condições de vida dos sócios da Comunidade, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de atividades sociais e desportivas e, ainda, ao encaminhamento de sugestões e reivindicações sobre os serviços públicos às autoridades competentes;
  • Promover e difundir a cultura portuguesa através de círculos de estudos, cursos, conferências, dentre outras atividades.

O Conselho tem sua sede na cidade maranhense de São Luís, capital do Estado, que guarda em seu Centro Histórico, "um exemplo de arquitetura européia adaptada para os trópicos". Graças a garra e ao trabalho dos imigrantes, a cidade de origem lusitana foi conservada e hoje possui o título de Cidade Patrimônio da Humanidade outorgado pela UNESCO em 1997.

São Luís possui uma história riquíssima em tradições culturais, que aliadas aos encantos naturais da ilha e do Estado, transformam esta cidade em um lugar de encantados e do Maranhão um mundo a ser explorado.

O Conselho, com o apoio inestimável do Vereador José Joaquim Guimarães Ramos, que é lusodescendente e do Excelentíssimo Senhor Prefeito de São Luís, Dr. João Castelo Ribeiro Gonçalves, teve sancionada a Lei n.º 5.425, de 07 de fevereiro de 2011, reconhecendo o Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão como entidade de utilidade pública.

Pin It
Conheça São Luís

Seja Bem-Vindo