• Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Hospital Português, São Luís/MA
  • Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Praça de D. Pedro IV - Lisboa
  • Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Palácio dos Leões - São Luís/MA
  • Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Estátua de D. Pedro IV - Lisboa
  • Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Praça de D. Pedro IV - Lisboa
  • Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Porto, Portugal
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6

O Conselho

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, fundado em 2005, constitui-se como uma Associação, sem fins lucrativos, que congrega as entidades Portuguesas no estado... 

Conheça

Sociedade Humanitária 1º de Dezembro

25042011121315A Sociedade tem por objetivos prestar, direta ou por auxilio financeiro a outras entidades filantropicas, serviços às comunidades carentes do Estado em diversas áreas.

Conheça

 

Consulado de Portugal em São Luís

Brasão Consulado Geral de Portugal 300x300
Rua dos Jenipapos, Quadra 22, no 15 Jardim Seo Francisco 65076-490 - São Luís - Maranhão Brazil. Para obter mais informações, clique aqui

Galeria de Fotos e Vídeos

25042011121315

27052011210335

 

Animais deixam de ser coisas perante a lei de Portugal

Pin It
Postado por: Pedro Henrique de Oliveira Pereira \ 3 de maio de 2017

A partir desta segunda-feira (1º), os animais ganharam um novo status em Portugal: eles deixaram de ser coisas e passaram à classificação “seres vivos dotados de sensibilidade” segundo as leis do país.
Um dos principais objetivos da nova legislação, aprovada em dezembro de 2016 por unanimidade no Parlamento, é aumentar a proteção aos bichos e evitar casos de maus tratos.
De agora em diante, quem se comprometer a cuidar de um animal passa a ter a obrigação legal de assegurar sem bem-estar e qualidade de vida. Ficando assim implícito o dever de manter as vacinas e consultas com o veterinário em dia.
Embora deixem ser ser considerados “coisas”, os animais continuam sujeitos ao direito de propriedade.

 A posse formal de um animal, porém, não dá direito “sem motivo legítimo, de infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos que resultem em sofrimento injustificado, abandono ou morte”.

O roubo de animais também passa a ser tipificado, e quem pratica o crime pode ser condenado a até três anos de prisão, além do pagamento de multa.

Quem for pego maltratando um animal pode ter de indenizar o tutor do bicho—ou quem o tenha resgatado—, reembolsando o valor pago com o tratamento.

Divórcio

Além de garantir maior proteção aos bichos contra eventuais maus-tratos, a lei tem impactos práticos também na questão da guarda dos animais domésticos em caso de divórcios e separações.

A partir de agora, a lei diz que  os animais devem ser “confiados a um ou a ambos os cônjuges, considerando, nomeadamente, os interesses de cada um dos cônjuges e dos filhos do casal e também o bem-estar do animal”.

Ou seja: a guarda de cachorros, gatos, passarinhos e outros bichos de companhia também pode acabar sendo decidida por um juiz em caso de separação litigiosa.

Como a legislação acabou de entrar em vigor —e ela não fala explicitamente sobre o pagamento de pensão—, ainda não se sabe exatamente se poderia haver algum tipo de pagamento para o cônjuge que ficar com a guarda do animal.

Brasil

Resolvi atualizar o post, a pedido dos leitores, com a situação dos animais no Brasil.

A legislação brasileira ainda considera animais como objetos, mas segundo um estudo publicado na “Revista Bioética”, em janeiro deste ano, havia uma série de propostas que versam sobre a questão animal.

Segundo o estudo, até 2015, havia 242 projetos de lei, sendo 26 no Senado Federal e 216 na Câmara dos Deputados, dos quais nove se relacionam diretamente com a questão da situação jurídica dos animais.

Por Giuliana Miranda
Fonte: Ora Pois

 

Pin It
Conheça Portugal

Seja Bem-Vindo