• Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Hospital Português, São Luís/MA
  • Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Praça de D. Pedro IV - Lisboa
  • Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Palácio dos Leões - São Luís/MA
  • Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Estátua de D. Pedro IV - Lisboa
  • Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Praça de D. Pedro IV - Lisboa
  • Conselho da Comunidade
    Luso-Brasileira do Maranhão

    Porto, Portugal
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6

O Conselho

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, fundado em 2005, constitui-se como uma Associação, sem fins lucrativos, que congrega as entidades Portuguesas no estado... 

Conheça

Sociedade Humanitária 1º de Dezembro

25042011121315A Sociedade tem por objetivos prestar, direta ou por auxilio financeiro a outras entidades filantropicas, serviços às comunidades carentes do Estado em diversas áreas.

Conheça

 

Consulado de Portugal em São Luís

Brasão Consulado Geral de Portugal 300x300
Rua dos Jenipapos, Quadra 22, no 15 Jardim Seo Francisco 65076-490 - São Luís - Maranhão Brazil. Para obter mais informações, clique aqui

Galeria de Fotos e Vídeos

25042011121315

27052011210335

 

Centenário da República Portuguesa é celebrado

Pin It

SANDRA VIANA
Fonte: O Imparcial
Data: 05 de outubro de 2010

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão comemora hoje, o I Centenário da data, várias entidades que integram conselhos em Portugal e outros estados do Brasil vão confraternizar com seus membros. No Maranhão, o Conselho registrará a data por meio das atividades beneficentes já desenvolvidas por suas entidades filantrópicas. Compõem o Conselho a Sociedade Humanitária 1º de Dezembro, o Grêmio Lítero Recreativo Português e o Instituto Beneficente Áurea Faria, que trabalham ações na saúde, educação e cultura com fins de manter viva a história da comunidade portuguesa e dois luso-descedentes no Maranhão e no mundo.

 

A data representa um importante momento para lembrar das lutas pela Proclamação da República de Portugal, explica o presidente da entidade e advogado, Júlio Moreira Gomes Filho. No Maranhão, a colônia Portuguesa é formada, em sua grande maioria, por imigrantes do norte de Portugal. Este grupo, segundo o presidente da entidade, possui relevante participação social e econômica no Maranhão. Ressaltando as ações beneficentes por eles realizadas, o presidente destaca atendimentos médicos via Hospital Português, fundado pelo grupo no Estado e apoio educacional via colégio Dom Bosco.

Júlio Comes Filho é advogado e possui dupla nacionalidade. Reside em São Luís onde preside o Conselho e é responsável por intercambiar a entidade ludovicense com as demais espalhadas pelo país e no exterior. São Luís tem um significado especial para a comunidade luso-descendente e portuguesa que motivou a instalação do Conselho. A capital maranhense traz em Centro Histórico, “um exemplo de arquitetura européia adaptada para trópicos”. Atribuindo ao trabalho dos imigrantes, a cidade de origem lusitana apresenta-se conservada e hoje possui o título de Capital Patrimônio da Humanidade outorgado pela Unesco em 1997. Da presença dos portugueses, da miscigenação com negros e índios nasceu uma cidade rica em história e em tradições culturais.

As datas comemorativas da entidade fazem alusão a momentos históricos importantes para Portugal, a exemplo do I Centenário lembrado hoje. Segundo o presidente, é uma oportunidade para aprofundar os valores republicanos no que diz respeito a produção de movimentos sociais e culturais de Portugal. “Momento também de reavivar na memória dos descendentes no Maranhão a história do povo português”, pontua Júlio Gomes.

Nestas ocasiões, os membros têm a oportunidade de congregar e difundir o trabalho filantrópico de seus conselhos. Do Dia da Pátria e o Dia de Luís Camões são outras datas lembradas pelas entidades. As comemorações do I Centenário de República Portuguesa deve culminar com um jantar oferecido aos descendentes no Maranhão, com data e local a confirmar. O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão fica localizado à Rua dos Jenipapos, Qd-22, C-15, bairro São Francisco.

Pin It
Conheça Portugal

Seja Bem-Vindo