Equipamento criado no centro CEiiA, em Matosinhos, vai seguir para as regiões do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Portugal vai começar a exportar ventiladores para o Brasil. O ventilador Atena, desenvolvido pelo centro de engenharia CEiiA, já tem um total de 700 encomendas para as regiões brasileiras de Rio de Janeiro e de Minas Gerais, adianta a edição desta quarta-feira do Jornal de Negócios. Cada ventilador será vendido por 15 mil dólares (13,84 mil dólares).
Para a região do Rio de Janeiro, serão enviados 200 ventiladores, parte dos quais ainda em maio, para uma fundação, adianta à mesma publicação o diretor o centro de engenharia, Miguel Braga. Para a região de Minas Gerais, há uma encomenda de 500 equipamentos, que serão enviados ao ritmo de 100 por mês. Moçambique e Angola também já terão manifestado interesse neste produto.
O mesmo responsável assegura que o CEiiA vai estar fora da guerra de preços: “Não vamos desviar uma encomenda para quem dá mais nem pedir um aumento do valor porque entretanto alguém ofereceu mais.”
Antes disso, na próxima semana, os ventiladores vão ser testados nos hospitais de Braga e de Santo António, no Porto. Até ao momento, já foram produzidos 100 ventiladores Atena, que serão entregues assim que houver autorização do Infarmed.