Pin It

O objetivo é mostrar a adaptação dos jornais impressos com mais de 100 anos ao passar do tempo, exaltando um reconhecimento à memória através da imprensa
Thiago Herminio
Especial para o Diario

Publicação: 18/10/2021 03:00

O Diario de Pernambuco, jornal mais antigo em circulação da América Latina, marca presença na nova edição da mostra “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: Um Legado Cultural”, aberta ao público hoje, em São Luís, capital do Maranhão. A exposição reúne fotos das capas de 54 periódicos, 36 de Portugal e 18 do Brasil, e ficará disponível para visitação gratuita até o dia 19 de novembro.

Fundado no dia 7 de novembro de 1825, o Diario é apresentado na exposição com uma capa do ano da sua fundação e outra capa de 2019, exibidas lado a lado. A mostra, que neste ano faz uma referência especial ao jornal O Imparcial, único representante maranhense da edição, acontecerá no salão Casa de Portugal, do Convento das Mercês, no centro de São Luís.

O grande objetivo da exibição é reiterar a importância desses veículos de comunicação como instrumentos culturais, guardiões da memória e da democracia. Dessa forma, os organizadores do evento buscam efetivar o reconhecimento das publicações periódicas em língua portuguesa como “Memória do Mundo”, programa da Unesco que registra bens de patrimônio de importância mundial e histórica.

Um dos critérios para integrar a exposição é que o jornal continue na plataforma impressa, além das versões digitais. Durante pelo menos 100 anos, os jornais participantes foram publicados sem interrupção superior a um ano, de modo que visualizar a mudança gráfica e a inserção de cores e imagens é como fazer uma viagem pela história do Brasil e de Portugal

A mostra é uma realização conjunta das entidades: Associação Portuguesa de Imprensa (API); Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP); Consulado Honorário de Portugal em São Luís do Maranhão; Camões - CCP Brasília; Vice-Consulado de Portugal em Belém e da Sociedade Humanitária 1º de Dezembro; com apoio do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão.

O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, esteve presente na cerimônia de abertura da exposição, que aconteceu no sábado (16), ao lado de outros convidados especiais como Maria Fernanda Pinheiro, vice-cônsul de Portugal em Belém, e Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

De acordo com Múcio Aguiar, presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco e conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), os impressos centenários se caracterizam como a memória viva dos últimos séculos. A união entre a AIP e a API busca valorizar a história dos jornais de língua portuguesa e compartilha “do mesmo sonho de perpetuação desse legado, construído pelo homem, a partir do desejo de levar a comunicação ao mais longínquo horizonte”, declarou o presidente da AIP.

Pin It
Conheça Portugal

Seja Bem-Vindo