Realizada durante a 14ª edição da Cúpula
Brasil-Portugal, durante a qual os dois países assinaram 20 acordos bilaterais, a abertura da exposição "Fascinação", com obras da grande artista Joana Vasconcelos, atraiu centenas de convidados à Embaixada de Portugal na tarde do dia 19 de fevereiro. A ocasião contou com a presença do Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, acompanhado da esposa, Carla Montenegro, e de 11 ministros de Estado de áreas estratégicas, como Negócios Estrangeiros, Agricultura, Justiça, Educação, Cultura, Economia, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, além do patrocinador da mostra, o presidente da EDP no Brasil, João Marques da Cruz. Pelo lado brasileiro, a cerimônia atraiu autoridades como a Ministra da Cultura Margareth Menezes, e o Procurador Geral da República, Paulo Gonet. Eles foram recebidos pelo Embaixador Luís Faro Ramos.
"Fascinação" apresenta a monumental escultura "Pavillon du Vin", criada em ferro forjado, no formato de um garrafão de vinho, com 5,5 metros de altura e 3,3 de diâmetro, em cujo interior alguns convidados plantaram videiras. A ideia é que as plantas cresçam e subam pelas paredes da escultura, oferecendo mais textura e significado à obra que homenageia o vinho português. Foram chamados a colocar a mão na terra o Primeiro-Ministro Luís Montenegro, a Ministra Margareth Menezes, o Embaixador Luís Faro Ramos e a própria artista Joana Vasconcelos, dentre outros.
A exposição inclui ainda a coleção "Os Cadernos da Minha Vida", um belíssimo trabalho da Editora Urucum, criada pela brasileira Lúcia Bertazzo e sediada em Lisboa.
Os cadernos com escritos, desenhos, anotações, colagens que Joana Vasconcelos fez entre os anos 1989 e 1997 são editados em grande formato, tendo como capas trabalhos originais em azulejaria. Cada caderno é confeccionado de forma artesanal e mantém total fidelidade ao modelo original.