Serão realizadas nesta sexta-feira, 10 de março de 2017, a eleição e a posse da nova Diretoria do Conselho da Comunidade Luso-brasileira do Maranhão. O empresário Abraão Freitas Valinhas Júnior encerra, assim, mais um mandado de presidente do desse Conselho.
Abraão Júnior assume agora outro encargo, que é o de Consul Honorário de Portugal em São Luís, sucedendo a seu pai.
ABRAÃO JÚNIOR
Filho do português Abraão Freitas Valinhas e Ana Maria Santos Valinhas, Abraão Júnior é maranhense de São Luís.
Formado em Economia pelo CEUMA (São Luís, 1995), começou a trabalhar no restaurante Palheta, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, de propriedade da família.
Adaptou-se tão rapidamente às atividades empresarias que passou a integrar entidades do setor, como o Sindicato Empresarias de Hospedagem e Alimentação do Maranhão, onde foi eleito Segundo Tesoureiro, cargo que tem ocupado sucessivas vezes, exercendo mandato atual que se encerrará em 2018.
Em entrevista a Portugal em Destaque, coluna editada por José Maria Alves da Silva e Carlos Nina, no jornal Extra, Abraão Júnior falou de sua trajetória, trabalho, família, alegrias e tristezas.
TRABALHO - O gosto pelo trabalho vem desde garoto. Aos sábados e alguns dias das minhas férias escolares, escolhia ir com meu pai para o PALHETA, no aeroporto. Isso despertou a ideia de trabalhar logo que concluísse o ensino médio.
FORMAÇÃO - Minha mãe Ana Maria foi a principal educadora que tive. Em seguida, meu pai, Abraão Valinhas, que me despertou o lado profissional.
FAMÍLIA - Tive vários projetos na juventude. De ser médico a jogador de futebol. Realizei o que destaco como mais importante: a formação de uma família realizada com a felicidade de ter 35 anos a meu lado a Conceição, dos quais 30 de casado, e o nascimento dos meus três filhos Abraão Neto, Guilherme e Davi.
EDUCAÇÃO ACADÊMICA – Realizei meu projeto de formação acadêmica superior, com o complementação em cursos de extensão.
SATISFAÇÃO PESSOAL – Foram momentos marcantes de satisfação pessoal a minha formatura no curso de Ciências Econômicas e o nascimento dos meus filhos.
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL – Profissionalmente minha satisfação tem sido contribuir para o crescimento das empresas dos Grupos Palheta e Lusitana e das instituições filantrópicas Sociedade Humanitária 1o de Dezembro e Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão.
TRISTEZA – Causaram-me profunda tristeza a perda dos meus avós paternos e maternos.
MARANHÃO - O Maranhão é um estado promissor. Possui recursos naturais, um porto considerado um dos mais profundos do mundo e uma cultura bastante diversificada. Acredito no seu crescimento e na competência dos administradores do Estado para fomentar o seu desenvolvimento.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O de que a administração pública precisa, em todos os níveis, é manter profissionais sérios, comprometidos com a importância de prestar um bom serviço para o desenvolvimento de uma nação.
BRASIL - O Brasil é o melhor país do mundo. Aqui eu vivo com minha família, trabalho e contribuo com o desenvolvimento da minha nação. Acredito que tudo que estamos vendo é um grande passo para um novo Brasil.
PORTUGAL - Portugal representa minha segunda pátria, um país encantador, belas cidades, com certeza ótimo para morar.
PORTUGUESES NO MARANHÃO - Os portugueses são responsáveis pelo início do crescimento deste Estado, na economia e também na cultura. Trouxeram seus hábitos e sua disposição para trabalhar. Exemplos dessa contribuição estão em empreendimentos imobiliários, indústrias têxteis e no comércio em geral.
EMPRENDIMENTOS DA FAMÍLIA ABRÃAO VALINHAS – Os empreendimentos de nossa família são no ramo de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, comissarias aéreas e cozinhas industriais. Assim temos contribuído de forma organizada para o desenvolvimento de nosso Estado e nosso País, proporcionando oportunidade de emprego e formação de bons profissionais.
Presidentes Abraão Valinhas. Júnior, do Conselho de Administração, e José Maria Alves da Silva, da Diretoria Executiva da Sociedade Humanitária, com vereador José Joaquim Ramos
Presidentes Abraão Valinhas Júnior, do Conselho de Administração, e José Maria Alves da Silva, da Diretoria Executiva da Sociedade Humanitária, descerram a fita simbólica
Esposa de Abraão Valinhas, Ana Maria, recebe homenagem em nome do marido
Carlos Nina, presidente do Lítero, deputado Carlos Páscoa, da Assembleia da República de Portugal, Abraão Valinhas Júnior, Cônsul Honorário de Portugal em São Luís, e José Maria Alves da Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Lítero, no salão do Grêmio Lítero.