SANDRA VIANA
Fonte: O Imparcial
Data: 05 de outubro de 2010
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão comemora hoje, o I Centenário da data, várias entidades que integram conselhos em Portugal e outros estados do Brasil vão confraternizar com seus membros. No Maranhão, o Conselho registrará a data por meio das atividades beneficentes já desenvolvidas por suas entidades filantrópicas. Compõem o Conselho a Sociedade Humanitária 1º de Dezembro, o Grêmio Lítero Recreativo Português e o Instituto Beneficente Áurea Faria, que trabalham ações na saúde, educação e cultura com fins de manter viva a história da comunidade portuguesa e dois luso-descedentes no Maranhão e no mundo.
A data representa um importante momento para lembrar das lutas pela Proclamação da República de Portugal, explica o presidente da entidade e advogado, Júlio Moreira Gomes Filho. No Maranhão, a colônia Portuguesa é formada, em sua grande maioria, por imigrantes do norte de Portugal. Este grupo, segundo o presidente da entidade, possui relevante participação social e econômica no Maranhão. Ressaltando as ações beneficentes por eles realizadas, o presidente destaca atendimentos médicos via Hospital Português, fundado pelo grupo no Estado e apoio educacional via colégio Dom Bosco.
Júlio Comes Filho é advogado e possui dupla nacionalidade. Reside em São Luís onde preside o Conselho e é responsável por intercambiar a entidade ludovicense com as demais espalhadas pelo país e no exterior. São Luís tem um significado especial para a comunidade luso-descendente e portuguesa que motivou a instalação do Conselho. A capital maranhense traz em Centro Histórico, “um exemplo de arquitetura européia adaptada para trópicos”. Atribuindo ao trabalho dos imigrantes, a cidade de origem lusitana apresenta-se conservada e hoje possui o título de Capital Patrimônio da Humanidade outorgado pela Unesco em 1997. Da presença dos portugueses, da miscigenação com negros e índios nasceu uma cidade rica em história e em tradições culturais.
As datas comemorativas da entidade fazem alusão a momentos históricos importantes para Portugal, a exemplo do I Centenário lembrado hoje. Segundo o presidente, é uma oportunidade para aprofundar os valores republicanos no que diz respeito a produção de movimentos sociais e culturais de Portugal. “Momento também de reavivar na memória dos descendentes no Maranhão a história do povo português”, pontua Júlio Gomes.
Nestas ocasiões, os membros têm a oportunidade de congregar e difundir o trabalho filantrópico de seus conselhos. Do Dia da Pátria e o Dia de Luís Camões são outras datas lembradas pelas entidades. As comemorações do I Centenário de República Portuguesa deve culminar com um jantar oferecido aos descendentes no Maranhão, com data e local a confirmar. O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão fica localizado à Rua dos Jenipapos, Qd-22, C-15, bairro São Francisco.